Produtor rural de Sulina (PR) vence desafio promovido pela Monsanto por boas práticas agrícolas

Press Release 24/04/2018

O produtor rural João Antônio Sikorra foi premiado nesta quarta-feira (02) com uma caminhonete. Ele foi o vencedor do Clube do Refúgio, iniciativa promovida anualmente pela Monsanto, para incentivar os agricultores a plantarem a área de refúgio estruturado em suas propriedades.

Produtor rural de Sulina

A prática do refúgio é fundamental para preservar os benefícios e a longevidade da biotecnologia Bt, presente nas sementes de soja, milho e algodão, que revolucionou a forma de cultivo e aumentou o potencial de produtividade alcançado pelo agricultor. A área de refúgio é o espaço plantado com sementes convencionais ou com sementes sem a biotecnologia Bt, para retardar a seleção de insetos resistentes.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de sementes com tecnologia Bt, atrás apenas dos Estados Unidos. Estima-se que 96% da soja, 88% do milho e 78% de algodão sejam de sementes com a biotecnologia. Para a manutenção dos benefícios da tecnologia o agricultor precisa adotar boas práticas agrícolas no manejo de suas lavouras, e o refúgio estruturado é uma delas. “A Monsanto entende que as boas práticas agrícolas são indispensáveis para o futuro do agronegócio, e foi pensando nisso que criamos, em 2015, o Clube do Refúgio, um programa para incentivar a prática do refúgio estruturado na cadeia produtiva”, comenta Larissa Pereira, gerente regional da Monsanto.

Todos os anos, a Monsanto realiza o programa Clube do Refúgio e propõe aos mais de 20 mil agricultores inscritos cinco desafios relacionados à prática de refúgio, com prazos determinados para conclusão. A cada objetivo concluído, os participantes concorrem a diferentes prêmios. Nesta edição, João Sikorra, produtor da cidade de Sulina (PR), foi um dos participantes que concluiu todos os desafios propostos e ganhou o prêmio máximo: uma caminhonete. “Comecei a plantar refúgio na minha propriedade porque ajuda a preservar a tecnologia por mais tempo”, explica João. Para ele, a preservação da biotecnologia Bt é uma responsabilidade de todos os produtores que a utilizam.

Sobre a Monsanto

Somos uma empresa agrícola que desenvolve soluções integradas e seguras para pequenos, médios e grandes produtores que contribuem para o desenvolvimento de agricultura responsável e produção de alimentos. Produzimos uma grande variedade de sementes que vão desde frutas e vegetais até as principais culturas - como milho, soja e algodão - que ajudam os agricultores a produzir alimentos nutritivos, seguros e acessíveis para atender a crescente população mundial. Trabalhamos para encontrar soluções agrícolas sustentáveis que ajudem os agricultores a conservar os recursos naturais, usar dados para melhorar as práticas agrícolas, usar a água e outros recursos importantes de forma mais eficiente e proteger suas culturas de pragas e doenças. Através de programas e parcerias com agricultores, pesquisadores, organizações sem fins lucrativos, universidades e outros públicos, colaboramos para ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo. Para saber mais sobre nossos negócios e nossos compromissos, visite:

www.monsanto.com.br
www.descubramonsanto.com.br
www.facebook.com/monsantobrasil
www.twitter.com/monsantobrasil
www.youtube.com/monsantobrasil