Programa de Desenvolvimento de Fornecedores


A Estrutura Global de Compras da Monsanto é responsável pelo fornecimento de todos os materiais e serviços para suprir nossas operações e é uma parte integrante da área de Supply Chain, oferecendo excelente tecnologia e soluções aos clientes em todo o mundo. Buscamos proporcionar a melhor a experiência aos nossos fornecedores e clientes, demonstrando o compromisso da Monsanto para a construção de relações de confiança e proporcionando um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Na jornada permanente pela inclusão e diversidade nas diferentes dimensões da sua operação, a Monsanto ampliou para a Cadeia de Suprimentos uma importante iniciativa: o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores de Diversidade. Essa é uma iniciativa global lançada em 2016, no Brasil, e tem como objetivo fortalecer as empresas classificadas como minorias, promovendo o desenvolvimento e oportunidades, e estimulando o aumento de competitividade.

O processo seletivo é composto por cinco etapas: obtenção da certificação de diversidade nas empresas parceiras, cadastro na Monsanto, registro e envio de documentos, análise da matriz de oportunidade e entrevista final. Já os critérios de seleção são baseados na situação financeira das empresas, políticas de qualidade, treinamento, segurança e sustentabilidade, potencial contribuição do programa para as empresas participantes, nível de interesse no projeto e proximidade dos negócios da Monsanto.

A iniciativa tem duração de oito meses e oferece treinamento com profissionais da Monsanto, com experiência nas seguintes áreas: Finanças, Marketing, Vendas, Supply Chain (Compras, Logística, Serviço ao Cliente, Planejamento, Saúde, Segurança e Meio Ambiente), Recursos Humanos, Direito, Tecnologia da Informação e Melhoria Contínua.

Além dos treinamentos mensais, cada fornecedor conta com a disponibilidade de um líder da Monsanto como mentor para orientar a empresa ao longo do processo, em reuniões previamente agendadas. Ao final do programa, os fornecedores que participarem de todas as iniciativas serão reconhecidos em uma cerimônia de encerramento.

A primeira edição do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Monsanto do Brasil, com início em 2017, selecionou seis empresas de diversas áreas como comunicação, engenharia, logística e tecnologia da informação. Acreditamos que juntos, compartilhando conhecimento, alcançaremos os objetivos mútuos que irão nos guiar para o sucesso no futuro.

o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores  da Monsanto do Brasil

Além dessa iniciativa, anualmente realizamos um evento chamado Supplier Day, voltado para nossos principais fornecedores, que tem como objetivo promover maior conhecimento sobre os negócios da Monsanto e sobre os nossos processos, visando estreitar o relacionamento com nossos parceiros estratégicos.

A terceira edição do Supplier Day que ocorreu no final de 2016, foi a primeira realizada a nível América do Sul, no qual reuniu 80 fornecedores de todas as regiões do hub.

Neste evento tivemos a participação de diversos líderes da Monsanto falando sobre a evolução e transformação sobre a qual estamos passando, nossa missão e visão, expectativas de negócios para o futuro e oportunidades, bem como desafios da agricultura.