Sustentabilidade Monsanto Brasil

Uma mensagem de Rodrigo Santos:

Rodrigo Santos

Sempre gostei de pensar como será o futuro. De tentar alcançar a linha do horizonte do tempo, lá na frente, e imaginar como será a vida na Terra daqui a 50 anos. Vivemos uma época de profundas transformações. Elas estão acontecendo diante de nossos olhos, mas ainda não sabemos, ao certo, em que direção elas irão nos levar. Ao antever os desafios que enfrentaremos, podemos começar, hoje, a nos preparar para o que está por vir.

Nos próximos anos veremos nossa população global atingir números que nunca alcançamos anteriormente na história da humanidade. Cada vez mais pessoas viverão nas cidades e teremos um aumento significativo da classe média. Uma coisa é certa: por mais que nossa sociedade e modo de vida se transformem radicalmente no futuro, nós, humanos, sempre vamos depender do alimento para sobreviver. Ele é o combustível que nos coloca em movimento.

Na Monsanto, temos um compromisso com a segurança alimentar e nutricional. Trabalhamos com paixão e determinação para apoiar os agricultores no seu desafio de fazer chegar à mesa de cada uma das famílias alimentos nutritivos, saborosos e com preços acessíveis. Mas esse desafio cresce na medida do aumento populacional. Isso significa que precisamos mudar a forma como produzimos alimentos, fibras e combustíveis para sermos capazes de provê-los aos bilhões de moradores do nosso planeta. E temos que começar a agir agora, no presente. O futuro para a agricultura já chegou: precisamos produzir muito mais, usando muito menos recursos.

É por essa razão que, na Monsanto, apostamos na revolução digital da agricultura: investimos no desenvolvimento de soluções agronômicas avançadas, em biológicos e biotecnologia de ponta e na incorporação de tecnologias digitais no campo, como base para o desenvolvimento das soluções de que necessitamos para compatibilizar produtividade e sustentabilidade.

Assim como as tecnologias digitais vêm transformando a forma como interagimos socialmente, nos deslocamos nas cidades ou cuidamos de nossa saúde, elas também têm uma importante contribuição a dar à agricultura. A integração de ciência de dados, satélites, sensores e softwares em plataformas robustas permite ao agricultor conhecer intimamente cada metro quadrado de suas lavouras e entender como as variáveis solo, clima, semente e insumos agrícolas se combinam para proporcionar maior produtividade por área plantada. Elas qualificam a tomada de decisão no campo e possibilitam a antecipação de eventos, como fenômenos climáticos, dando ao agricultor a oportunidade de agir de forma rápida e precisa, sem perder de vista a sustentabilidade.

Rodrigo Santos
PRESIDENTE DA MONSANTO
AMÉRICA DO SUL