Monsanto apresenta próxima tecnologia em soja para o Brasil durante o Showtec 2018, em Maracaju

Press Release 11/01/2018

A soja INTACTA2 XTEND™ trará maior facilidade para o agricultor no manejo de plantas daninhas e lagartas, possibilitando o aumento de produtividade da lavoura

A expertise da Monsanto no desenvolvimento de biotecnologias deu um novo passo mirando o resultado final das lavouras de soja brasileiras, e os visitantes da feira Showtec 2018, em Maracaju (MS), poderão conhecer a nova geração de soja que está sendo desenvolvida pela empresa, a INTACTA2 XTEND. Em um estande exclusivo da marca, os produtores poderão saber mais sobre essa nova plataforma que elevará seu patamar de produtividade, além de entregar soluções para proteção contra lagartas e plantas daninhas.

A soja com a tecnologia INTACTA2 XTEND ampliará o controle de plantas daninhas, incluindo as de folhas largas resistentes ao glifosato, como buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto. Outro aspecto importante desta tecnologia é a adição de um gene que faz com que ela seja tolerante ao herbicida dicamba, além do glifosato, o que a torna um novo recurso para o agricultor, possibilitando a adição de mais um mecanismo de ação para a cultura de soja e contribuindo também para o manejo da resistência.

As três proteínas Bt presentes na soja INTACTA2 XTEND proporcionam um manejo mais robusto de lagartas que já são alvos da soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO®, como a lagarta-da-soja, a lagarta falsa-medideira e lagarta-das-maçãs. A empresa reforça a importância de o produtor adotar práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) também com esta nova plataforma.

Para garantir a adaptabilidade da soja INTACTA2 XTEND no Brasil, a Monsanto utiliza novos métodos de melhoramento genético em seus sete programas de melhoramento (com banco próprio de germoplasma) e em parceria com os principais obtentores da tecnologia no mercado. Isso permite ampliar o alcance dos testes em regiões com diferentes tipos de clima, solo, entre outros aspectos. A previsão, de acordo com as aprovações internacionais, é que a soja com tecnologia INTACTA2 XTEND esteja em campos demonstrativos de produtores brasileiros na safra 2019/20, para ser comercializada a partir de 2021.

Entre as tecnologias que o produtor poderá conferir no Showtec 2018 estão:

INTACTA RR2 PRO®

A tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO® foi a primeira desenvolvida pela Monsanto para o mercado fora dos Estados Unidos, após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil, e se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura de soja no Brasil (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, broca das axilas e lagarta das maçãs), além de ser tolerante ao glifosato e possuir alto potencial produtivo.

Desde que foi lançada no País, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à plataforma saltou de 55 mil para mais de 170 mil no período no ciclo 2016/17. Atualmente, ela está disponível em mais de 250 variedades de soja, adaptadas às diferentes regiões do país e oferecidas por diversas empresas.

Os sojicultores que utilizam a marca contam ainda, com um canal exclusivo de atendimento online, o DISQUE INTACTA (www.disqueintacta.com.br). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar.

MONSOY

A Monsoy é marca de sementes de soja da Monsanto. Com mais de 20 variedades disponíveis é, atualmente, a líder de mercado no Brasil, com 30% de Market Share. Isso significa que seis das nove variedades mais plantadas do mercado são Monsoy (segundo a pesquisa AMIS Soja 16/17, da consultoria Kleffmann Group).

VT PRO3®

Com três proteínas Bt, a VT PRO3® é única tecnologia que oferece proteção contra as pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho: lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo. Inclui também exclusiva proteção à raiz do milho contra o ataque da larva-alfinete (Diabrótica spp.), praga que se desenvolve no solo e se alimenta das raízes da planta, diminuindo sua capacidade de absorção de água e nutrientes e reduzindo o potencial produtivo da lavoura.

DEKALB

Durante o Showtec 2018, a DEKALB apresentará ao público o DKB 265 PRO3, um milho superprecoce com excelente uniformidade de espiga, grãos pesados e profundos, excelente arranque inicial (crescimento rápido e vigoroso após o nascimento) e alta performance produtiva com amplitude de plantio. O híbrido tem um bom porte de plantas e está disponível na tecnologia VT PRO3®.

Outro destaque da DEKALB será o já conhecido DKB 290 PRO3. Com um ciclo precoce, o híbrido tem um elevado potencial produtivo, boa resposta ao uso de tecnologia, excelente sanidade de grãos e boa textura e coloração. Ainda, o híbrido está disponível na tecnologia VT PRO3®.

SEMENTES AGROCERES

Durante a Showtec 2018, os visitantes poderão saber mais sobre três importantes híbridos de milho da marca.

O AG 8780 PRO3 é reconhecido por sua estabilidade com produtividade, elevado potencial e precocidade. Já os germoplasmas AG 9000 PRO3 e AG 9030 PRO3 são híbridos superprecoces, com alto potencial produtivo e excelente sanidade de grãos. Os três híbridos estão disponíveis na tecnologia VT PRO3®, o que garante proteção da raiz à espiga.

AGROESTE

Na feira, os visitantes poderão conversar com uma equipe de especialistas para tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos da marca e sobre o sistema do agricultor como um todo. O destaque da marca na feira será o AS 1777 PRO3, híbrido de milho superprecoce com excelente potencial produtivo e alta qualidade de grãos, que oferece também os benefícios da tecnologia VT PRO3®.

ROUNDUP

Durante o Showtec 2018, as pessoas poderão obter informações sobre os benefícios do RoundUp WG, herbicida com resultados comprovados há mais de 30 anos, como a facilidade no transporte e redução do espaço para armazenagem, além de ser prático para manusear e descartar suas embalagens e não necessitar da adição e adjuvantes. Outro produto da linha em destaque é o Roundup Transorb R®, composto pela tecnologia Transorb II, que possibilita rápida visualização e consistência de resultados, principalmente em condições adversas, já que o risco de perda por chuva após uma hora da aplicação é significantemente menor.

CLIMATE FIELDVIEW

A Climate Corporation, braço de agricultura digital da Monsanto, estará presente no Showtec 2018 para mostrar as novas compatibilidades da Climate FieldView com máquinas de marcas como John Deere, Massey Ferguson, Valtra, entre outras. Além disso, a empresa terá uma área com uma projeção mapeada – uma maquete em 3D de uma fazenda, com projeção para mostrar como funciona a plataforma.