Shows de música e dança animam o domingo de Primavera do Leste

02/10/2012

Atividades culturais, educativas e de conscientização ambiental fazem parte do projeto Praça Ativa, uma parceria da Monsanto com a ONG Universidade Ativa

O Praça Ativa Monsanto, projeto desenvolvido para promover a cultura em comunidades espalhadas pelo Brasil, chegou em 30 de setembro à Primavera do Leste, município do interior do Mato Grosso. Gratuito e aberto a toda população, o evento ofereceu shows de violeiros e da orquestra municipal, produções de balé da Academia Bailart, apresentações artísticas dos Centros de Referência de Assistência Social Jonas Pinheiro e Mabilia Furtado, além de apresentações de dança do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) do município e do Espaço Prima Jovem, projeto social desenvolvido pela Prefeitura. Também fizeram a alegria da criançada brinquedos infláveis, personagens circenses, oficinas de pintura e de criação de objetos com material reciclável. Todas as atrações fazem parte da cultura local.

“Trazer o Praça Ativa Monsanto para Primavera do Leste é uma forma de aproximar a empresa da comunidade. Temos o compromisso de produzir mais, conservar mais em e melhorar vidas. E um evento como esse, que leva cultura e educação ambiental às pessoas, certamente melhora a vida de todos nós”, afirma Marcelo Neves, gerente regional da empresa. Durante o evento, que ocorreu das 16 às 21 horas, na praça principal da cidade, foram distribuídos 2,5 mil livros de educação ambiental, 3 mil folders sobre aproveitamento de recicláveis e 120 mudas de árvores. A população pôde ainda conhecer o trabalho de artesãos locais, emitir documentos e checar pressão e glicemia. “Percebemos a importância do Praça Ativa quando as pessoas, durante o próprio evento, nos perguntam como fazer para tê-lo de novo na cidade. Esse reconhecimento é muito bacana e permite a nós, funcionários da Monsanto, interagir com a comunidade”, avalia Wiliam Brigatto Albino, que faz parte da equipe de Desenvolvimento Tecnológico da Monsanto e foi voluntário durante as atividades do domingo.

O Praça Ativa em Primavera do Leste mobilizou mais de 200 voluntários, entre eles, funcionários da Monsanto e familiares. O suporte às atividades garantiu que mais de 4 mil pessoas aproveitasse o domingo animado. “O apoio dos órgãos públicos municipais, assim como dos voluntários é fundamental para o sucesso do Praça Ativa. Nosso objetivo é levar cultura e conscientização ambiental lúdica a comunidades que geralmente não têm acesso a esse tipo de atividade. E um diferencial desse projeto é a valorização da cultura local, por isso buscamos sempre atrações no município”, explica Chistiano Rocco, presidente da Universidade Ativa, instituição do terceiro setor que realiza o Praça Ativa em parceria com a Monsanto. Lançado em 2011, o Praça Ativa Monsanto iniciou a temporada 2012 em Luís Eduardo Magalhães (BA), passou por Petrolina (PE), Primavera do Leste (MT) e agora segue para Campinas (SP) e Vacaria (RS).