Luís Eduardo Magalhães (BA) recebe primeira edição do Praça Ativa Monsanto em 2012

11/04/2012

Moradores de Luís Eduardo Magalhães, município do extremo oeste baiano, terão no próximo domingo (15 de abril) diversão e prestação gratuita de serviços na Praça da Acessibilidade. As atividades farão parte do projeto Praça Ativa Monsanto, fruto da parceria entre a empresa e a Universidade Ativa (MG) - instituição de terceiro setor com certificado de utilidade pública que, há oito anos, realiza diversos trabalhos nas áreas sociais e culturais pelo país. Iniciado em 2011, o Praça Ativa Monsanto já contou com a participação total de 11,5 mil pessoas em Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e Ijuí (RS) em parceria com as prefeituras de cada cidade.

“Um dos pontos fortes da primeira edição do Praça Ativa em 2012 será a tenda de interação com todo o time regional da Monsanto, onde a população conversará sobre sustentabilidade e conhecerá melhor os programas da empresa na região que visam preservar o meio ambiente e ajudar a melhorar vidas. Já na tenda Meio ambiente, a secretaria do meio ambiente distribuirá mudas nativas de Ipê Roxo e Amarelo e educadores ambientais farão atividades pedagógicas com os visitantes”, explica Gabriela Burian, gerente de Sustentabilidade da Monsanto.

Além disso, serão ministradas palestras sobre prática de exercícios físicos, boa alimentação e prevenção de doenças, na tenda Saúde e Qualidade de Vida. Também haverá apresentação de grupos musicais, entre eles, a escola de balé clássico EBATECA – uma das maiores companhias de dança do nordeste. A tenda Oficina com Recicláveis trará dicas de como fazer biojoias e objetos de decoração.

Na tenda Oficina Educativa e Leitura, a população participará de atividades interativas para estimular a leitura. Também ocorrerá a distribuição gratuita de livros infantis fruto de uma das parcerias da empresa. Em outra tenda, Utilidade Publica a população terá assessoria jurídica gratuita. Ainda nesta edição do Praça Ativa, o público assistirá à várias apresentações cênicas. Os temas abordados serão o uso correto da água, descarte adequado de lixo, entre outras temáticas sustentáveis. O Praça Ativa Monsanto dura o dia inteiro. A cerimônia de abertura começa às 9 da manhã e o evento tem término previsto para as 17 horas.

Produzir e Conservar

Durante o Praça Ativa Monsanto, moradores de Luís Eduardo Magalhães poderão obter informações sobre o programa “Produzir e Conservar”, uma parceria entre Monsanto do Brasil e a ONG CI-Brasil. O principal destaque da parceria no oeste baiano é a campanha LEM APP 100% LEGAL, que, com apoio da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, do Instituto Lina Galvani, entre outros, promove a recuperação de todas as Áreas de Preservação Permanente (APPs) da cidade.

A intenção é que o município seja o primeiro com 100% de APPs regularizadas. O programa atua em uma área, no oeste baiano, de 280 mil hectares que abrange, além de Luís Eduardo Magalhães, os municípios de Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e Barreiras. O apoio técnico e científico para restauração de áreas degradadas já deu resultados, entre eles, o mapeamento das três principais sub-bacias do oeste baiano. Além de Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), Primavera do Leste (MT), Campinas (SP) e Vacaria (RS) serão as cidades que também receberão até o final de 2012.

Serviço:

Evento: Praça Ativa Monsanto

Local: Praça da Acessibilidade

Data: 15/4 (domingo)

Horário: 9h às 17h

Observação: atividades gratuitas