Chega nesse domingo a Vacaria o Praça Ativa Monsanto

30/11/2012

Das 10 às 16 horas a praça Daltro Filho, no Centro da cidade, terá diversas atrações gratuitas para a população, além da prestação de serviços

Crianças e adultos de Vacaria, interior do Rio Grande do Sul, poderão aproveitar o próximo domingo, 2 de dezembro, para se divertir na praça central da cidade. Haverá shows de cantores locais, apresentações de companhias de dança, personagens de circo interagindo com o público, contação de histórias infantis, oficinas de educação ambiental, entre outras atividades. Também serão oferecidos serviços de saúde e utilidade pública, com o apoio da prefeitura municipal. O evento Praça Ativa Monsanto é realizado pela instituição do terceiro setor Universidade Ativa e patrocinado pela Monsanto. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.
“Nosso objetivo com o Praça Ativa Monsanto é levar cultura e educação ambiental a locais que têm pouco acesso a esse tipo de atividade e, assim, contribuir para o desenvolvimento social das regiões onde a empresa está presente”, explica Isabela De Marchi, coordenadora de Sustentabilidade da Monsanto. “No domingo em Vacaria teremos apresentações artísticas no palco principal durante todo o evento, performances com palhaços, mágicos, acrobatas e malabaristas, tendas com oficinas de materiais recicláveis, ações de prevenção a doenças, artesanato, distribuição de livros educativos, entre outras atividades”, complementa Christiano Rocco, presidente da Universidade Ativa.
A Monsanto, pioneira no desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras na agricultura, tem o compromisso de Produzir Mais, Conservar Mais e Melhorar Vidas, pilares para a sustentabilidade – econômica, ambiental e social. Entre as diversas ações e programas desenvolvidos pela empresa na área social está o Praça Ativa Monsanto, que desde 2011 já passou por Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Ijuí (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), Primavera do Leste (MT) e Sumaré (SP). Para fechar o ano, o evento estará em Vacaria (RS), importante polo de produção agrícola do país.

Principais atrações do Praça Ativa Monsanto em Vacaria

Tenda da Monsanto
Contação de histórias infantis sobre agricultura.

Tenda com Oficina de Recicláveis
Confecção pelo público de objetos artísticos e utilitários com garrafas PET.

Tenda com Oficina Educativa
Atividades orientadas de pinturas ecológicas e trabalhos artísticos manuais voltados para educação ambiental infantil. Haverá também a distribuição gratuita de livros educativos e aplicação do questionário socioambiental conhecido como “Pegada Ecológica”.

Tenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Distribuição de mudas de árvores nativas e medicinais, e exposição do projeto ambiental Eco VIDA.

Tenda de Exposição de Artes e Artesanato
Espaço cedido para a Casa do Artesão de Vacaria. Será realizada a exposição e comercialização de artesanatos típicos da região como: crochês, bordados, pinturas em tecido, patchwork, frivolités e macramés. A Associação dos Artesãos de Vacaria também está presente nesse estande expondo panos de prato, trilhos, toalhas de rosto, banho e lavabo, toalhas de mesa, camisetas, sapatinhos e casaquinhos de bebê, móbiles, tricô, crochê, decoupagem em madeira, entre outros materiais.

Tenda do Salão das Artes
Espaço cedido a artistas de Vacaria e região para exposição e comercialização de peças em papel machê, esculturas em cerâmica, telas, gravuras e produtos personalizados como aventais e camisetas.

Tenda de Inclusão Social
Espaço reservado para a APAE de Vacaria que realizará um bazar beneficente com a venda de produtos desenvolvidos pelos alunos da instituição, além de oficinas de artesanato utilizando matérias recicláveis. No mesmo espaço, a ONG Liga Feminina do Câncer realizará exposição e venda de materiais desenvolvidos por mulheres atendidas pela organização.

Tenda de Projeto Social
Exposição dos trabalhos realizados pelo Conselho de Entidades Assistenciais de Vacaria (CEAVA), pelo Grupo de Pessoas com Deficiência de Vacaria (PPD's) e pelo Instituto Florescer.

Tenda de Saúde e Qualidade de Vida
Aferição de pressão arterial e taxas de glicose, fitoterapias, orientações para utilização de plantas naturais e medicinais voltadas para cura de determinadas doenças, pintura em rosto para as crianças, exposição de artesanatos e distribuição de cartilhas educativas com dicas de alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

Tenda de Utilidade Pública
Orientações e emissões de documentos como: carteiras de trabalho, certidões de nascimento, óbito e casamento, todos com apoio e suporte do SINE e do Cartório de Vacaria.

Praça de Alimentação Beneficente
Espaço cedido para projetos sociais locais visando à geração de renda alternativa. Entidades beneficiadas em Vacaria: APAE e Liga Feminina do Câncer.

Performances com a Cia do Riso de Novo Hamburgo (RS)
Artistas circenses e palhaços em turnos alternados realizando acrobacia de solo, báscula, slackline, diabolô e skyrunner. Também haverá números de contorção com boneca de pano, de mágica, de malabarismo, de acrobacia em tecido, oficinas de contorção com bambolês e de acrobacias de solo.

Confira a programação cultural que ocorrerá no palco principal do evento

Apresentação de dança da Escola Duque de Caxias com o número “Vida de empregue-te”

Apresentação de Hip Hop da Escola Dom Henrique Gelain – “Programa Mais Educação”, com a professora Luciana Brustolin

Apresentação do Conselho das Entidades Assistenciais de Vacaria (CEAVA) – Projeto Batukalata

Apresentação do Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande

Apresentação de dança com o Grupo Vinte e Três em Dança Crê

Apresentação dos grupos “Teatro Educação Infantil” e projeto “Mais Educação”, da Escola Ceci Sá Brito

Apresentação da Escola Irma Tofoli – música Tempo de Mudar

Apresentação de dança da Escola Soli Gonzaga dos Santos – projeto Mais Educação

Apresentação artística da escola Padre Efren – “Máscaras”

Apresentação de street dance da Escola Juventina Morena de Oliveira

Show da Banda Projeto Zero

Show com a dupla Jorge Moraes & Darlan Barbosa

Show da Companhia Municipal de Dança Bailare

Show de tango da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Show Levada Brasileira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Show dos alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Surdos e Colaboradores (APASC) e da Escola Fione Campos dos Santos, com a professora Adriana Pozza

Show da Associação dos Deficientes Visuais de Vacaria com a professora Vanda Michelon

Show com a dupla Igor & Junior

Show de danças gaúchas e músicas regionais com Escola Ione Campos e o grupo Gaúchos D35 com professor Beto Correa


Serviço
Evento: Praça Ativa Monsanto
Local:Praça Daltro Filho, no Centro de Vacaria (RS)
Data:2 de dezembro de 2012
Horário:10h às 16h
Observação:todas as atividades serão gratuitas