Agricultores que usam sementes com tecnologia INTACTA RR2 PRO® vencem prêmio de produtividade de soja em duas categorias

Press Release 02/07/2018

Desafio nacional, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), teve mais de 5,5 mil inscritos em 2018, um aumento de 10% em relação ao ano anterior

São Paulo – junho de 2018 - O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) anunciou o resultado da 10ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, safra 2017/2018. Com mais de 5,5 mil inscritos em todo o Brasil, os produtores que utilizam sementes de soja com a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, da Monsanto, venceram em duas categorias - “Não irrigada - Norte-Nordeste”, com variedades Monsoy, e “Não irrigada - Nacional”, com variedades Don Mario, empresa licenciada INTACTA RR2 PRO®. Por mais um ano, os germoplasmas de alta produtividade e as tecnologias contribuíram para os bons resultados dos premiados.

Participando pela primeira vez do Desafio, o produtor Gabriel Bonato, do município de Sarandi, no Rio Grande do Sul, foi o vencedor do Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/18 na categoria “Não irrigada – Nacional”. Bonato usou a cultivar DM 53I54 IPRO e colheu 127,01 sacas por hectare, número maior que o dobro da média nacional de produção de soja em áreas comerciais, segundo o CESB. O agricultor faz parte da segunda geração da família que cultiva o grão em Sarandi e, desde 2010, ele investe no aumento de produtividade na fazenda. Fatores climáticos e excelente histórico de manejo são algumas das razões da conquista do prêmio.

Já o vencedor da categoria “Não irrigada – Norte/Nordeste” foi o agricultor Marcelino Flores de Oliveira, da cidade de São Desidério, na Bahia. A produtividade dele com a cultivar M 8349 IPRO foi de 104 sacas por hectare.

Para os ganhadores, a qualidade das sementes foi um fator importante para o aumento da produtividade. A tecnologia INTACTA RR2 PRO® se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como alto potencial produtivo e proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura de soja no Brasil. Desde que foi lançada no País, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à plataforma saltou de 55 mil para mais de 170 mil no ciclo 2017/18. Segundo a líder de Negócios de Soja da Monsanto para a América do Sul, Maria Luiza Nachreiner, a expansão da tecnologia se deve aos benefícios que ela tem trazido no campo. “A soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO® revolucionou o mercado e o aumento da adesão por parte dos produtores é prova disso”, afirma.

A Monsoy, marca de sementes de soja da Monsanto, tem mais de 20 variedades disponíveis e é, atualmente, a líder de mercado no Brasil, com 29% de Market Share. Isso significa que das dez variedades mais plantadas no Brasil, cinco são Monsoy (segundo a pesquisa AMIS Soja 17/18, da consultoria Kleffmann Group). Para o gerente de negócios da Monsoy, Rodrigo Nuernberg, os resultados alcançados pelo agricultor mostram a combinação entre o alto potencial produtivo do germoplasma Monsoy e a tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO®, aliada ao excelente manejo e condução das áreas. “Investir em pesquisa é parte essencial de nossa estratégia. Ficamos muito felizes em saber que mais uma vez o nosso produto ofereceu mais ganho e produtividade ao agricultor. Queremos entregar sempre as melhores soluções aos nossos clientes. Dessa forma, conseguimos entregar diversos benefícios ao produtor, como, aumento de produtividade e variedades de soja que se adaptam às particularidades de cada região do Brasil”, diz.

O prêmio

A 10ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja recebeu mais de 5,5 mil inscrições de produtores rurais interessados em colher mais na mesma área de plantio. O estado com maior participação foi o Rio Grande do Sul, com 1808 produtores inscritos. Desde a primeira edição, o prêmio já recebeu mais de 20 mil inscrições de produtores rurais de todo o Brasil. Em 2018, agricultores de 956 municípios participaram do evento.

Nos próximos anos, o CESB pretende contribuir e influenciar ainda mais no aumento da produtividade agrícola nacional. Para isso, iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para disseminar esse objetivo, com a sustentabilidade e a rentabilidade dos campeões do Desafio. “O produtor sabe que o campo apresenta riscos e desafios. O nosso comprometimento é ajudá-lo a caminhar pela trilha da alta produtividade”, explica Nery.

Sobre a Monsanto

Somos uma empresa agrícola que desenvolve soluções integradas e seguras para pequenos, médios e grandes produtores colaborando para o avanço responsável da agricultura e da produção de alimentos. Produzimos uma grande variedade de sementes que vão desde frutas e legumes até as principais culturas – como milho, soja e algodão – que ajudam os agricultores a produzir alimentos nutritivos, seguros e a preços acessíveis para atender à população mundial crescente. Trabalhamos para encontrar soluções agrícolas sustentáveis que auxiliam os agricultores a conservar os recursos naturais, a usar dados para melhorar as práticas agrícolas, usar a água e outros recursos importantes de forma mais eficiente, e auxiliar na proteção de suas colheitas de pragas e doenças. Por meio de programas e parcerias com agricultores, pesquisadores, organizações sem fins lucrativos, universidades e outros públicos colaboramos para ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo. Para saber mais sobre nosso negócio e nossos compromissos, visite:

www.descubramonsanto.com.br
www.monsanto.com.br
www.twitter.com/monsantobrasil
www.youtube.com/monsantobrasil
www.facebook.com/monsantobrasil

Agência Ideal HKS - Assessoria de Imprensa da Monsanto do Brasil
Guilherme Soaresguilherme.soares@idealhks.com (11) 3383-8751/ (11) 9 9135-9788
Michel Montefeltromichel.montefeltro@idealhks.com (11) 3383-8717/ (11) 9 7221-0309
Tassia Stavelatassia.stavela@idealhks.com(11) 4572-3862/ (11) 9 9449-7585
Francila Calica – Supervisora de Comunicação Monsanto – (11) 4572-3785